Página inicial > Últimas Notícias > Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Instituto de Geociências para o período de 2022 à 2025

• Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 09h37

ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DO PDU-IG 2022-2025

A Metodologia para elaboração do PDU-IG estabelece em sua primeira fase: a elaboração de Planos Operacionais pelas subunidades, observando as diretrizes políticas e objetivos estratégicos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), concebido para o período de 2016 a 2025. A elaboração dos planos operacionais envolverá a participação de docentes, técnicos e discentes das subunidades que terão a oportunidade de planejarem ações para os próximos quatro anos. A consolidação desses planos operacionais definirá o Plano Tático que é elemento básico do PDU.

A figura abaixo ilustra esquematicamente as etapas da construção do PDU.

Na reunião em questão, as direções e coordenações de subunidades apresentaram um diagnóstico preliminar de seus cursos, estabelecido a partir de indicadores acadêmicos. Da realidade atual, cenários futuros serão estabelecidos com definições de metas e as estratégias para alcançá-las até 2025. Estes são elementos básicos dos planos operacionais que ainda devem prever os riscos associados à execução das atividades planejadas e medidas para superá-las.

A próxima etapa do planejamento consistirá na realização de uma oficina para cálculo de indicadores acadêmicos a ser realizado no dia 09 de dezembro de 2021.
Por fim, é importante ressaltar que o prazo para finalização da elaboração do PDU está estipulado para março de 2022. Para isso, convidamos toda comunidade das Geociências para participar do processo de elaboração do planejamento estratégico do IG, engajando-se nas ações de suas subunidades.

Texto: Diretoria IG

Imagens: Divisão de Comunicação