Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Faculdade de Meteorologia
Início do conteúdo da página

Faculdade de Meteorologia

METEOROLOGIA

Meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera da Terra e seus fenômenos.

OBJETIVO

Seu objetivo é o entendimento dos processos físicos e químicos que determinam o estado da atmosfera nas mais variadas escalas espaciais e temporais, desde a turbulência local até a circulação oceânica.

ATUAÇÃO

O meteorologista atua na investigação, na pesquisa e na avaliação das condições atmosféricas. Ele estuda dados relativos a vento, chuva, insolação, temperatura e umidade do ar, para entender e prever o tempo nas diversas regiões do planeta.

SETOR AGRÍCOLA

Sua atividade é fundamental para o setor rural, uma vez que o agricultor depende das condições climáticas para definir a época de plantio e colheita.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O mercado para os meteorologistas continua crescendo, pois há carência de profissionais graduados, especialmente no clima amazônico. Eles trabalham principalmente com previsão do tempo, observando imagens de satélite e radares meteorológicos, e climatologia. Gradativamente, têm sido abertos centros regionais de previsão do tempo em todo o país, mas o número de formados ainda não dá conta de toda a demanda. Quem tem conhecimentos de meteorologia ambiental também encontra perspectivas animadoras em instituições que operam nesse setor, como as secretarias estaduais e municipais de Meio Ambiente e setor privado. Rádios e canais de televisão abrem vagas para o profissional nos boletins de informação e previsão do tempo, mas esse nicho de mercado ainda é restrito. Em razão da forte base de computação e modelagem dada pelo curso, os egressos encontram vagas também em empresas do mercado financeiro, para trabalhar com simulações para tomadas de decisão.

SOBRE O CURSO

Os primeiros anos são voltados para as matérias básicas, e por isso você pode esperar muitos cálculos em aulas de física e matemática. Há muita atividade em laboratórios, nos quais o aluno desenvolve um intenso treinamento em técnicas modernas de previsão do tempo e se familiariza com radares, satélites e sensores meteorológicos. Há também uma carga de atividades práticas de campo.
Duração: 04 anos

SEGMENTOS EM QUE PODE ATUAR

  • Agrometeorologia - Elaborar boletins do tempo para empresas e produtores rurais, definindo a época mais adequada para o plantio, pulverização e a colheita de safras agrícolas.
  • Área operacional - Estudar as condições climáticas para orientar o tráfego aéreo e marítimo.
  • Biometeorologia - Pesquisar a relação entre a vida animal e vegetal e a atmosfera, para prevenir e reduzir alterações climáticas, como o efeito estufa e o aquecimento global, além da relação do clima com a saúde humana, como no caso de doenças respiratórias e infeciosas.
  • Climatologia - Analisar imagens de satélites e construir modelos numéricos em computadores para determinar as condições de tempo e prever o clima.
  • Hidrometeorologia - Estudar o regime das águas das chuvas e dos rios para caracterizar o ciclo hidrológico e prevenir enchentes.
  • Instrumentação meteorológica - Projetar, construir e operar equipamentos empregados na meteorologia.
  • Meteorologia ambiental - Estudar a poluição atmosférica e as condições climáticas em que os poluentes se concentram e se dispersam.
  • Previsão do tempo - Fazer a previsão do tempo para jornais, programas de rádio e de TV e websites.
  • Radiometeorologia - Estudar as influências meteorológicas na área de telecomunicações para evitar interferências na transmissão e na captação de ondas.

Então, está a fim de entrar neste clima?

Apresentação

Meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos.

O meteorologista pesquisa e avalia as condições atmosféricas e estuda dados relativos a vento, chuva, insolação, temperatura e umidade do ar, para entender e prever o tempo nas diversas regiões do planeta. Interpreta gráficos, imagens de satélites e radares, utilizando mapas e programas específicos de computador.

Sua atividade é fundamental para o setor rural, uma vez que o agricultor depende das condições climáticas para definir a época do plantio e da colheita. Também trabalha em empresas que prestam serviços de radiometeorologia e meteorologia ambiental. Utiliza modelos de simulação numérica para previsão de oscilações e mudanças do tempo e clima.

Direção

Paulo Afonso Fischer Kuhn – Diretor

Profa. Ludmila Monteiro da Silva – Vice-Diretor

Contatos

E-mail da Direção: famet@ufpa.br

Telefone: (+55 91) 3201-7691 / 3201-7475

Documentos

Regimento Interno Faculdade Meteorologia

Site da faculdade de Meteorologia

www.famet.ufpa.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página