Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Faculdade de Geologia
Início do conteúdo da página

Faculdade de Geologia

GEOLOGIA

A Geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre, sua origem, formação, estrutura, composição e transformações no decorrer do tempo.

ATIVIDADES DO GEÓLOGO

O geólogo investiga a ação das forças naturais internas e externas sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão, glaciação, desertificação, terremotos e vulcanismo. Esse especialista descobre e planeja a exploração de jazidas de minerais metálicos, não metálicos,pedras preciosas, recursos hídricos e energéticos (petróleo, carvão e gás). Atua também na elaboração de relatórios de impactos ambientais, na remineralização dos solos para torna-los mais férteis para a agricultura, e analisa o terreno antes da realização de grandes obras, como túneis, barragens, reservatórios, usinas, estradas, ferrovias,pontes e aterros.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O campo de atuação profissional do geólogo é amplo, abrangendo desde a área da indústria da mineração e petróleo, que são duas áreas em que o Brasil tem vocação natural por abrigar importantes reservas de minérios e hidrocarbonetos, à geologia de engenharia, em que a elaboração de estudos técnicos é essencial para a realização de grandes obras de infra-estrutura. O geólogo pode ser requisitado por laboratórios de pesquisa científica e tecnológica para atender demandas específicas da indústria mineral. No campo da geologia ambiental há oportunidades de atuação profissional na composição de equipes multidisciplinares para elaboração de estudos de impactos ambientais, colaborar com os governos e sociedade no planejamento e análises de risco, a fim de evitar ou prevê eventos críticos como enchentes e deslizamentos de encostas. Na gestão de recursos hídricos, geólogos elaboram estudos de aqüíferos subterrâneos e mananciais superficiais que são essenciais para os sistemas de abastecimento de água potável. Outro campo de atuação é de perícia forense, requisitada por órgãos públicos ou privados para realização de estudos técnicos sobre caracterização e origem de bens minerais e outros.

SOBRE O CURSO

A formação de geólogos consiste inicialmente em conjunto de disciplinas de conhecimento básico (matemática, física, química e biologia), um núcleo de conhecimento específico e um núcleo de formação temática em que o aluno pode optar pelas áreas de recursos minerais, recursos hídricos, meio ambiente e geologia de engenharia. Pelo menos 1/3 da carga horária do curso é destinada a atividades de campo para que o aluno desenvolva suas habilidades e conhecimento em condições inerentes às atividades do geólogo que é em grande parte desenvolvida em ambiente natural aberto.
Duração: 05 anos.

SEGMENTOS EM QUE PODE ATUAR

  • Engenharia geológica - fazer o levantamento geológico e geotécnico de áreas para a construção de represas, túneis e estradas.
  • Mapeamento geológico – elaborar mapas com a caracterização e distribuição espacial de rochas, que é essencial para descoberta de bens minerais e energéticos.
  • Geologia ambiental - planejar a ocupação de territórios e avaliar o risco geológico (erosões, enchentes e deslizamentos) a que essas regiões possam estar submetidas. Realizar trabalhos de monitoramento e recuperação ambiental de áreas afetadas pela mineração.
  • Geologia do petróleo - descobrir e explorar reservas petrolíferas e de gás natural, dentro da área de recursos energéticos.
  • Hidrogeologia - descobrir depósitos de água subterrânea e planejar sua exploração com sustentabilidade.
  • Mineração - localizar jazidas e estudar a viabilidade econômica de sua exploração.
  • Academia – atuar na formação de recursos humanos e desenvolver pesquisas científicas.

Vem com a gente descobrir que rocha é esta que está no meio do caminho.

Apresentação

Geologia é a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre e as alterações sofridas no decorrer do tempo.

O geólogo estuda a ação das forças naturas sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão, a glaciação e a desertificação. Para isso, ele pesquisa e analisa fósseis e minerais e a topografia dos terrenos. Classifica rochas ígneas, sedimentares e metafórmicas, que ocorrem tanto na superfície terrestre quanto no subsolo e no fundo do mar. Também localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo e de gás natural.

Faz parte das atribuições do geólogo procurar evitar os danos que a exploração desses recursos possa causar ao meio ambiente, realizar a elaboração de relatórios de impactos ambientais e analisar o terreno antes da realização de grandes obras, como túneis, barragens, reservatórios, usinas, estradas e aterros.

Trabalhos já realizados

Estudos e mapeamento geológico na região de Tucumã - PA.

 

Direção

CLAUDIO NERY LAMARÃO - Diretor

JOÃO MARINHO MILHOMEM NETO – Vice-Diretor

Contatos

E-mail: fageoig@ufpa.br

Telefone: (+55 91) 3201-7404

Documentos

Resolução 3761 de 10/11/2008 – Projeto Pedagógico de Geologia

Poster do Projeto Pedagógico do Curso Geologia – UFPA

Grade Curricular do Curso de Geologia – UFPA

REGRAS PARA AS DEFESAS DE TCC – FAGEO/IG-UFPA

Regimento Interno Faculdade de Geologia

registrado em:
Fim do conteúdo da página