Página inicial > Faculdade de Geologia > Graduação > Faculdade de Geologia > Realização de estudos e mapeamento geológico na região de Tucumã - PA.

Realização de estudos e mapeamento geológico na região de Tucumã - PA.

Professores e alunos de geologia viajaram à Tucumã - PA.  para realização de estudos e mapeamento geológico na região.

Estudantes do 7 semestre de geologia da UFPA. foram até o município de Tucumã, para realização do trabalho de campo da disciplina “mapeamento geológico II”

Tucumã é um município do interior do estado. É uma das regiões melhor estudadas devido ao grande número de afloramentos.

(Em geologia, um afloramento é a exposição de uma rocha na superfície da Terra.)

O trabalho de campo é fundamental para a Geologia. Por meio dele, o geólogo compreende a conformação do substrato rochoso de modo preciso particular e preciso de cada região.

A região engloba unidades geológicas antigas e de idade arcaica. Os estudantes visitam diversos afloramentos importantes no contexto geológico da região. Nos afloramentos os estudantes estudam e exercitam a interpretação das rochas que encontram pelo caminho.

Esta atividade teve duração de 17 dias e é entre todas as atividades de campo a que tem maior complexidade diante da duração do trabalho, do número de alunos (30) e servidores (6 professores, 4 alunos de pós-graduação e 8 técnicos e motoristas) envolvidos, dos riscos do trabalho desenvolvido em ambiente aberto que simula o trabalho profissional dos futuros geólogos.

A disciplina se desenvolve com o objetivo de passar um treinamento aos alunos para que desenvolvam habilidades de produção de um mapa geológico de terrenos de complexidade média e alta. O aluno vai utilizar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e aplica esse conhecimento na prática para produzir o mapa. Mostrando os diferentes tipos de rochas que existem na região para que se possa entender a formação e o desenvolvimento das rochas. E os registros de transformação e evolução da Rocha na terra.

posteriormente os estudantes realizaram pesquisas em laboratório, Elaboração de um mapa geológico final e relatório técnico. No relatório é descrito todas as características das rochas e interpretações finais.

O que é Mapeamento Geológico?

O mapeamento geológico é uma ferramenta básica para os trabalhos de campo, sendo substancial para o desenvolvimento de qualquer atividade, a exemplo: prospecção de bens minerais, estudos hidrogeológicos e geotécnicos. A disciplina serve para que os alunos possam identificar as associações litológicas, a presença (ou não) de deformações, as estruturas decorrentes, dentre outras informações, viabilizando, assim, a coleta de uma gama de dados, os quais podem ser utilizados para a elaboração de mapas geológicos que permitem visualizar a distribuição de todos os elementos mapeados.

Vale destacar que a atividade de mapeamento não consiste apenas em atividades de campo, a cada dia as atividades em campo consistem em:

Coleta de informações bibliográficas;

Planejamento do campo: elaboração de um mapa pré-campo, com delimitação da área a ser estuda e quantidade de pontos a serem realizados;

Organização de todos os dados coletados (litologia, estruturas, descrição petrográfica.)