Página inicial > Últimas Notícias > Instituto de Geociências Avalia Plano de Desenvolvimento da Unidade em Reunião de Avaliação Tática

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 14h07

Nos dias 22 e 23 de agosto ocorreu no Instituto de Geociências a Reunião de Avaliação Tática (RAT), um evento de suma importância voltado para a análise do planejamento estratégico do IG. A reunião teve como foco principal a avaliação do progresso em relação às metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) para o período de 2022 a 2025.

A abertura do evento foi conduzida pelo diretor Arnaldo de Queiroz, seguido pela apresentação de Dayse Endringer, servidora responsável pela Divisão de Planejamento (DIPLAN). A servidora iniciou a sessão questionando os presentes sobre o conhecimento da missão institucional da universidade, destacando a importância desse entendimento para o planejamento estratégico de cada instituto.

A missão institucional da UFPA é “Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”. Compreender essa missão é fundamental para orientar o planejamento estratégico do IG.

Durante a apresentação, foram discutidos os motivos para a elaboração de um planejamento estratégico eficaz e seu impacto social. Endringer explicou que o PDU deriva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade, um documento revisado a cada 10 anos. O PDU inclui objetivos estratégicos, iniciativas e indicadores de avaliação, que medem os resultados do IG em relação à missão institucional.

Os representantes das faculdades tiveram a oportunidade de apresentar como os objetivos do PDU estão integrados aos planejamentos dos cursos, aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e às iniciativas de suas respectivas unidades. O debate foi enriquecedor, focando em como o Instituto pode superar as metas não atingidas e quais ajustes são necessários para alcançar o  sucesso.

O Instituto de Geociências expressa sua gratidão a todos os professores e servidores técnico-administrativos pelo comparecimento e pela valiosa contribuição ao evento.